Foto: Charles Guerra (Diário)
Lisiana Rolim não descuida dos agasalhos da filha Sophia, 4 anos, que tem asma e bronquite
Uma massa de ar frio, com origem polar, deve chegar ao Rio Grande do Sul neste domingo e fazer as temperaturas caírem, segundo o meteorologista Gustavo Verardo. Há previsão de temperaturas negativas para as regiões mais altas. Neste fim de semana, o tempo em Santa Maria deve se manter instável, com possíveis pancadas de chuva no sábado e no domingo.
Projeto prevê construção de 196 casas em área cedida pela União
Para Santa Maria e região, as mínimas mínimas devem ficar entre 2ºC e 4ºC, e as máximas entre 19ºC e 21ºC. Esta massa de ar frio ficará sobre o Estado até a próxima sexta-feira, quando começará a se deslocar em direção ao oceano.
No começo da semana, institutos de meteorologia previam que a massa de ar polar que chegaria ao Estado seria muito forte, podendo provocar temperaturas negativas. Para Santa Catarina, há possibilidade de neve a partir de terça-feira.
De acordo com Verardo, além do frio, o fenômeno também pode aumentar a umidade do ar. Para encarar os próximos dias, a dica do meteorologista é manter a casa fechada e, para quem tiver opção, deixar fogão a lenha ou lareira acessos, pois ajudam a reduzir a umidade nos ambientes.
UMIDADE
Mesmo com a possibilidade de dias úmidos, Verardo afirma que não há previsão de chuva enquanto a massa com origem polar estiver sobre o Estado. As precipitações devem retornar depois do dia 15, mas com fraca intensidade.
Família de modelo santa-mariense assassinada em SC realiza atividades em homenagem à jovem
De modo geral, Verardo avalia que, para julho a previsão é de frio e umidade, e com os termômetros em oscilação ao longo do mês:
- Vai ter alternância de temperatura entre altas e baixas, também comum para a época.
Para enfrentar o frio, a recomendação é se agasalhar bem, especialmente as crianças. É o que faz a estudante Lisania de Almeida Rolim, 30 anos, que não descuida do vestuário da filha Sophia, 4. A pequena tem asma e bronquite, e o frio e a umidade são ruins para ela.
- Eu tento agasalhar ela o máximo possível - conta Lisania, que também sofre de rinite e, por isso, prefere as temperaturas mais amenas do outono e da primavera.
TERMÔMETROS ATÉ DIA 13
- Sábado - 15°C a 21ºC
- Domingo - 10°C a 15°C
- Segunda - 10°C a 15°C
- Terça - 4°C a 10°C
- Quarta - 4°C a 16°C
- Quinta - 6°C a 18°C
- Sexta - 10°C a 19°C